A segurança do trabalho no seu dia a dia

A prática da segurança é essencial para romover a proteção e a prevenção de acidentes. Seja em casa ou no trabalho, o nosso dever é proteger e prevenir. Frequentemente estamos expostos à riscos prejudiciais a nossa saúde e integridade física. Na maioria das vezes, não percebemos e nem identificamos o risco presente no ambiente. Porém, é fundamental identificar, reconhecer e se proteger dos perigos que a nossa rotina pode nos oferecer também.

Assim como no nosso cotidiano, muitas vezes os trabalhadores não reconhecem ou não sabem dos riscos que estão expostos ao exercer as tarefas profissionais.

O investimento em segurança do trabalho não deve ser visto pelas empresas apenas como um mero gasto de adequação à legislação. De fato, a segurança tem influência direta sobre a produtividade, que é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio. Para que os seus funcionários produzam bem, é preciso que trabalhem de maneira confortável e se sintam felizes naquele ambiente. Quando seus colaboradores estão infelizes, não conseguem executar suas tarefas da melhor maneira possível. Além disso, se ficam sempre doentes, distraídos ou chegam atrasados com frequência, a queda na produtividade trará consequências negativas para o seu empreendimento.

Segurança do Trabalho

A importância do PPRA

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é obrigatório em todas as empresas ou instituições que admitam trabalhadores como empregados (regidos pela CLT), independente do grau de risco e do número de funcionários. O PPRA atua na antecipação, no reconhecimento, na avaliação e consequentemente no controle da ocorrência dos riscos ambientais.

Para os trabalhadores a importância maior é no que diz respeito à sua saúde e a sua segurança. O PPRA atua de maneira direta e indiretamente para que isso ocorra, além disso auxilia outras ferramentas que buscam não apenas a saúde e a segurança, mas também o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador.

A necessídade do PCMSO

O PCMSO (Programa de Controle Médico Ocupacional) regulamentado pelo artigo 168 da  CLT e pela NR 7 do Ministério do Trabalho e Emprego. É um programa de muita  importância na busca por saúde no trabalho.

Através do PCMSO é possível agir na antecipação de doenças tanto as do trabalho quanto as da vida domestica (dia a dia). Essa antecipação traz muitas vantagens para o trabalhador e para o empregador. Uma vez diagnosticada a doença domestica a empresa encaminha o funcionário para tratamento na rede pública ou privada, ou seja, a empresa não terá responsabilidade se a doença não for ocupacional. Para o trabalhador: Garantia de que na possibilidade do acidente ou doença de algo relacionado ao trabalho a empresa será responsabilizada e o trabalhador receberá o amparo que necessita. Diagnostico precoce. O diagnostico precoce sempre favorece o tratamento da doença seja ela ocupacional ou não, o contrário também verdadeiro. Para a empresa: Aumenta a chance de diagnosticar possíveis doenças antes que o trabalhador inicie as atividades. Isso garante que a empresa não será responsabilizada por doença que não tenha causa ocupacional.

Precisa dos serviços de Engenharia para começar sua obra?

Entre em contato agora com a Tecnosolo Sondagem para pedir um orçamento sem compromisso. Nós temos profissionais capacitados e prontos para montar um planejamento para você. Envie um e-mail ou mande uma mensagem por WhatsApp agora mesmo.