Sondagem a trado é um método de perfuração e reconhecimento do subsolo normatizado pela NBR-9603/86 - “Sondagem a trado”, nesse método se utiliza o trado como ferramenta de perfuração, existem diferentes tipos de trado utilizados na perfuração, como por exemplo, o trado cavadeira e o trado helicoidal.

Geralmente a sondagem a trado atravessa apenas camadas de solo de baixa resistência à perfuração, não utiliza revestimento e é executada com ferramentas manuais.

A sondagem a trado é interrompida ao alcançar materiais resistentes, não sendo eficaz também após ultrapassar o nível freático, pois à carga hidráulica prejudica a retirada do solo perfurado e desmorona as paredes da perfuração.

A sondagem a trado é frequentemente realizada quando se necessita coletar amostras deformadas para ensaios de caracterização, determinar o perfil estratigráfico do solo, determinar a profundidade do nível de água no local, instalar poços de monitoramento, realizar ensaios de infiltração ou de palheta (vane test).

Por ser uma sondagem relativamente rasa, não perfurando grandes profundidades e mais rápida comparada a sondagem a percussão, o preço de sondagem a trado geralmente é mais em conta comparada a sondagem a percussão/sondagem SPT.

Sondagem a Trado

Precisa dos serviços de Sondagem a Trado para começar sua obra?

Entre em contato agora com a Tecnosolo Sondagem para pedir um orçamento sem compromisso. Nós temos profissionais capacitados e prontos para montar um planejamento para você. Envie um e-mail ou mande uma mensagem por WhatsApp agora mesmo.