O que é Sondagem a Percussão SPT?

A sondagem a percussão SPT, ou simplesmente sondagem a percussão / sondagem SPT, é um método de investigação geotécnica direta, na qual se obtém informações essenciais a qualquer projeto de construção, desde pequenas obras (residências) até grandes projetos (hidrelétricas e estradas).

Através da sondagem SPT obtém-se as seguintes informações do maciço terroso investigado:

- Espessuras das diferentes camadas constituintes do solo;

- Profundidades de transição de cada camada;

- Profundidade do nível freático (nível d'água) do terreno;

- Índice de resistência ao ensaio SPT (N SPT);

- Coleta de amostras, a cada metro, representativas do solo perfurado.

Além de possibilitar a execução de vários ensaios In Situ, como por exemplo, ensaios de infiltração e medição de resistência a torção (SPT-T).

Quando solicitar uma Sondagem SPT?

A sondagem a percussão SPT deve ser realizada nas etapas iniciais de qualquer projeto civil, pois fornecerá as informações que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações.

Executando a sondagem a percussão no início de uma obra, conseguimos prever, e assim, evitar possíveis problemas de natureza geológica e geotécnica que poderiam prejudicar ou até inviabilizar um projeto.

Precisa dos serviços de Sondagem SPT para começar sua obra?

Entre em contato agora com a Tecnosolo Sondagem para pedir um orçamento sem compromisso. Nós temos profissionais capacitados e prontos para montar um planejamento para você. Envie um e-mail ou mande uma mensagem por WhatsApp agora mesmo.